Regra geral, adoro fazer listas e então se for uma lista de projetos que quero costurar ainda gosto mais!
Também és como eu? Se sim, o artigo de hoje é para ti, porque vou partilhar contigo algumas ideias para colocares na tua lista de próximos projetos de costura.
Por isso, se estas a pensar tirar um tempo em breve para organizares as tuas costuras espero que este artigo te ajude nessa tarefa! Vamos começar?
Vê o que já tens em casa
Faz uma vistoria aos teus tecidos e materiais e escolhe algum projeto que possa dar uso a alguns deles! É um 2 em 1 – costuras e ainda dás uso ao que está parado no teu espaço de costura!
Caso tenhas muitos retalhos de tamanho pequeno/médio deixo então algumas sugestões que adoro costurar para lhes dar uso:
- Scrunchies
- Sacos pequenos para organizar
- Toalhitas para limpar a cara
- Marcadores de livros
- Bolsas e estojos
- Porta-cabos
- Cestos organizadores
- Peças patchwork
Pensa se há algo que precises para ti, para a tua família ou para tua casa
Quando preciso de algo, penso sempre se é algo que conseguiria costurar! Ainda me lembro quando fiz a primeira vez este exercício! A minha filha mais velha estava a precisar de elásticos para o cabelo e eu já tinha na cabeça que precisava de ir comprar. Até que me lembrei que podia costurar os nossos próprios elásticos de cabelo!
Para além de ter aprendido a costurar um projeto novo nesse dia ainda criei uns elásticos especiais e únicos!
Por isso, antes de ires comprar algo avalia se é algo que poderias ser tu a fazer! Se sim, que tal costurares em vez de comprar? Há tanta coisa que podemos ser nós a fazer e que na maioria das vezes até vai ter mais qualidade do que se fores comprar!
Alguns exemplos de peças que hoje em dia costuro em vez de comprar:
- Necessaires
- Estojos para a escola das minhas filhas
- Capas para almofadas
- Sacos e cestos organizadores
- Pegas de cozinha
- Prendas de aniversário e Natal
- Decoração para ocasiões especiais, como Páscoa, Natal ou aniversários
- Peças de roupa para mim e para a minha família
Não tenhas medo de escolher projetos desafiantes
Sabes aqueles projetos que acabamos por ir adiando por medo de falhar? Aproveita para os colocar na lista para te “pressionar” a concretiza-los!
Se não ficar exatamente como gostarias não foi tempo, nem tecido, perdido! Vai ser um desafio que te vai ajudar a ganhar prática e confiança com a costura, e seguramente te vai ensinar a fazer melhor da próxima vez!
Às vezes faz parte um projeto que corre menos bem ou não fica como idealizamos. Já me aconteceu várias vezes. O pior que pode acontecer é não conseguires “salvar” esse projeto com nenhuma alteração mas podes sempre desmancha-lo e usar os tecidos e materiais para outra peça.
Mas e se correr bem? Só arriscando vamos saber, por isso coragem para avançares com os teus projetos de sonho!
Já me aconteceu várias vezes adiar ao máximo costurar determinada peça por medo de falhar. Já me aconteceu falhar redondamente mas também já me aconteceu criar uma peça que me deixou muito orgulhosa.
Não te esqueças dos projetos que tens em progresso
Principalmente se forem projetos úteis para os próximos tempos! Falo por mim, terminar projetos e libertar espaço no meu cantinho de costura é daquelas pequenas coisas que me faz muito feliz.
Por isso mesmo, que este artigo seja um sinal para ti para tirares da gaveta algum projeto que andas há meses (ou mais) para terminar!
Vê se tens remendos e transformações a fazer
Aproveita também para dar uma vistoria aos armários da tua casa e seleciona:
- roupa que precisa de arranjo/remendo,
- roupa que esteja a ficar desgastada/estragada em algum ponto (mais ainda tenha tecido possível de ser aproveitado),
- roupa que já não usas ou não te identificas.
Em relação às duas últimas categorias aproveita essas peças para as transformares em novas peças úteis para ti ou para a tua família e amigos. Transformar roupa que já não usamos ou está a ficar estragada é uma ótima maneira de praticar a nossa costura sem gastar dinheiro nem novos recursos. Para além disso também são ótimas peças para testares e experimentares novos projetos sem a pressão de estares a usar tecidos novos.
Dica: junta então todas estas peças e mantêm perto do teu cantinho de costura (se tiveres) para não te esqueceres delas e não estarem a ocupar espaço no roupeiro.
Dicas extra para as tuas listas
- Se no fim houver algum projeto da tua lista que nunca costuraste e não te sentes confiante a fazê-lo faz uma pesquisa em livros e sites por tutoriais que te possam ajudar! Aproveita para a escrever à frente do projeto correspondente para não te esqueceres.
- Em seguida passa a tua lista para um papel bonito e deixa-o à vista para te motivar a concretizar os teus projetos!
- Podes colocar os projetos ordenados por prioridade e com data expectável de conclusão! Assim ficas logo com um plano simples de ataque.
- Por fim, queria dizer-te que mais vale escolheres menos projetos e conseguires conclui-los do que escolheres muitos e sentires-te assoberbada.
Espero que estas dicas sejam úteis e fáceis de pôr em prática da próxima vez que fores fazer a tua lista de próximos projetos de costura!