Arrisco-me a dizer, que os scrunchies são dos projetos de costura que mais faço! São perfeitos para aquelas alturas que a vontade de costurar é pouca, e precisamos de um empurrão e motivação! Sabes porque?
Porque são rápidos e fáceis de fazer, e porque só precisas de um bocadinho de tecido! Num instante e com pouco esforço ganhas uma peça de costura nova, o que te vai dar motivação para costurar mais!
Para além disso, podes aproveitar todas as tiras de tecido que vão sobrando dos teus projetos e desta forma dares uso aos teus retalhos! Para mim, qualquer razão é boa para costurar um scrunchie, mas adoro costura-los:
- Sempre que faço uma peça de roupa! Aproveito alguma tira de tecido que sobre para fazer um scrunchie a combinar!
- Para oferecer em datas especiais! Coloco 2 ou 3 numa caixinha origami ou num saco de tecido, e fica um miminho mesmo querido! Vê aqui o passo-a-passo de um saco simples que podes fazer.
Por isso, hoje o passo-a-passo que vou partilhar contigo são estes scrunchies para o cabelo, que podes fazer para ti ou para ofereçeres!
Materiais para um scrunchie
– 1 retângulo de tecido 50x10cm
– 22cm de elástico (5mm de espessura)
– Linha a combinar (usei linha preta para se destacar melhor nas fotografias passo-a-passo)
Medidas: no retângulo de tecido, a medida maior equivale ao comprimento
Importante: usa sempre a mesma margem de costura – idealmente 1cm ou a largura do calcador
Nota: podes aumentar/diminuir a largura do retângulo para scrunchies mais/menos largos e aumentar/diminuir o comprimento do retângulo para scrunchies mais/menos “farfalhudos”. No mínimo aconselharia usares um retângulo de 42x8cm
Passo-a-passo para os scrunchies
1. Em primeiro lugar dobra a tira de tecido ao meio, ao longo do comprimento, com o direito para dentro. Marca 4cm desde cada umas das pontas para o interior.
2. Em seguida costura a todo o comprimento, entre essas duas marcações. Dessa forma vais ficar com uma espécie de rolinho de tecido.
3. Prende então um alfinete-de-dama numa das pontas do rolinho.
4. Com cuidado, vai enfiando o tecido para dentro, até que a ponta com o alfinete-de-dama chegue à outra ponta, e o rolinho fique por metade.
5. Alinha então as duas pontas, juntando direito com direito e costura paralelamente à borda.
6. Pela abertura que ficou, puxa o tecido até ficares com uma espécie de fita (já com o lado direito para fora) e passa a ferro se necessário. Prende então o elástico com o alfinete de dama, e enfia-o pelo buraco da fita, até que o mesmo saia pela outra ponta.
7. Em seguida junta as duas pontas do elástico e dá um nó, puxando até que fique bem preso. Vai confirmando como fica no teu pulso para apertares/alargares conforme a tua preferência.
8. Por fim fecha a abertura com ponto invisível – vê aqui como o fazer.
Contudo, em alternativa, podes fechar a abertura fazendo um pesponto a toda a volta do scrunchie (ou só na zona da abertura). Caso a tua máquina tenha a opção de movimentar a agulha para a direita, podes usá-la para que o pesponto fique mais próximo da borda.
Adiciona um laço aos teus scrunchies
Em algumas ocasiões gosto de adicionar um laço aos meus scrunchies. Acho que cria um detalhe muito querido.
Para o laço uso um molde que descarreguei deste site. Tem apenas atenção à margem de costura porque não está incluída no molde.
Dica: este detalhe é ótimo para dar uso a pequenos retalhos, porque apenas precisas de 2 pedaços pequenos de tecido. O que costumo fazer é desenhar o contorno do molde no avesso de um dos retalhos e depois junto os dois retalhos, direito com direito. Em seguida costuro em cima do contorno que desenhei, deixando uma abertura na zona central. Por fim, viro o laço para o lado direito, fecho a abertura e amarro à volta do scrunchie!
Também podes ver este passo-a-passo aqui!
E aqui podes ver todos os tutoriais que tenho disponíveis para ti no meu site!
Contas-me se alguma vez fizeste scrunchies? Se não, é um ótimo projeto para começar a costurar!
E se tiveres alguma dúvida deixa-me um comentário para eu te ajudar.