Adoro sacos e estes devem ser o meu modelo preferido e aquele a que mais vezes recorro! Para além de práticos são imensamente versáteis:
- São perfeitos para arrumação de brinquedos, jogos ou puzzles,
- Ou para organizar acessórios, fatos de banho, sapatos, projetos de tricô e croché (ou qualquer outra coisa que te faça sentido)
- São também uma boa aposta para guardar roupa-suja em viagens – aproveita para fazeres um tamanho XL para extra espaço.
- E por último, adoro fazer sacos destes como embrulho de prendas! Eu sei que sou suspeita mas não é o embrulho perfeito? Para além de poupares papel, ainda criar um embrulho que é bonito e útil a quem recebe. No fim deste artigo partilho contigo 3 sugestões de prendas handmade que podes colocar dentro destes saquinhos.
Posto isto, não acredito como é que ainda não tinha partilhado contigo como faço estes saquinhos que eu tanto gosto. Apesar de ser um tutorial com alguns passos, vale muito a pena o esforço.
O saco que partilho hoje contigo tem um tamanho médio (tamanho final de cerca de 25×20 cm) mas podes adaptar as medidas à tua necessidade.
Para além disso, optei por usar umas fitas em tecido para o topo do meu saco, que ao puxar vão fechar o saco, mantendo tudo no seu interior. Mas podes usar o que te fizer sentido e funcione, como por exemplo, cordel, fitas ou mesmo viés.
Vamos então começar?
Materiais para um saco
– 2 retângulos de tecido de 30×23 cm para o corpo do saco (os 30 cm correspondem à altura do saco)
– 2 retângulos de 3×60 cm para as fitas (ou 120 cm de cordel ou outra fita já feita)
– Linha a combinar
Nota: Usa a margem do pé calcador
Dica: Altera as medidas dos retângulos e das fitas para fazeres sacos de diferentes tamanhos
Opcional 1: Caso prefiras podes usar ou cordel ou outra fita, para isso salta os passos 1-5.
Opcional 2: Para este saco eu decidi usar costuras francesas (ou seja, as bordas dos teus tecidos vão ficar embutidas e o interior do saco vai ficar ainda mais bonito). Contudo, se preferires outro tipo de acabamento, como o ponto ziguezague, podes saltar os passos 6-10, e antes do passo 11 juntar os dois painéis do corpo do saco direito com direito.
Passo-a-passo para o saco
Fitas
1. Em primeiro lugar, vamos começar pelas fitas do saco. Assim, pega num dos retângulos de 3×60 cm e, com a ajuda do teu ferro de engomar, vinca a mesma ao meio, no sentido do comprimento.
2. Volta então a vincar cada uma das duas bordas da fita para dentro, até que “toquem” no vinco central.
3. Dobra então a fita sobre os vincos, de maneira a que todas as bordas de tecido fiquem escondidas e a tua fita fique com uma largura de cerca de 0,75 cm. Vinca novamente com o ferro de engomar.
4. Em seguida, pesponta a todo o comprimento da fita, do lado que está aberto, o mais próximo que conseguires da borda. Dá pontos de retrocesso no início e no fim.
5. Repete os passos 1-4 para a outra fita.
Corpo do Saco
6. Junta os dois retângulos maiores de tecido, avesso com avesso (ao contrário do normal).
7. Em seguida, faz duas marcações em cada um dos lados de 30 cm do corpo do saco, a 6 cm do topo do mesmo.
8. Começa então a costurar numa das marcações, continua nessa lateral até à base, costura a base e segue para a outra lateral, finalizando na segunda marcação. Dá pontos de retrocesso bem reforçados no início e no fim, para o saco não começar a abrir.
Dica: Podes optar por usar uma margem de costura menor (foi o que fiz). Neste caso, se a tua máquina tiver a opção de movimentar a agulha para a direita, seleciona-a.
9. Em seguida, caso tenhas usado a margem do calcador no passo anterior. corta o excesso de tecido por metade. Caso tenhas usado uma margem de costura menor basta cortares todos os excessos de linha que estejam a desfiar. Este passo é muito importante para que depois não se vejam tecidos e linhas no lado direito do tecido.
10. Vira então o teu saco para o avesso e passa a ferro, vincando também as aberturas do topo para dentro, segundo a linha das laterias.
11. Volta a fazer as marcações a 6 cm do topo do saco em ambas as laterais.
12. Em seguida. volta a costurar como no passo 8, agora no avesso do tecido, e voltando a reforçar bem as costuras inicial e final.
13. Por último, vira então o teu saco para o lado direito e volta a passar com o ferro, voltando a vincar as aberturas do topo do saco para dentro.
Túnel para passar as fitas
14. Começa então por “prender” as aberturas do topo do saco no lugar fazendo uma costura em forma de “L” em cada uma (serão 4 no total). Este passo não é obrigatório mas ajuda a que não haja tecido a sair para fora quando puxares as fitas/cordéis do teu saco.
15. Em seguida, vamos fazer o túnel para passarem as fitas que vão ser responsáveis por abrir/fechar o topo do teu saco. Para isso, vinca uma primeira dobra no topo de cada um dos lados do teu saco, com cerca de 1 cm.
16. Volta a fazer uma segunda dobra em cada lado, desta vez até ao início da tua abertura, ou seja, vais ficar com uma dobra com cerca de 2-2,5 cm.
17. Costura então perto do fim de cada uma das dobras, criando assim um túnel para passar as tuas fitas. Não te esqueças de dar ponto de retrocesso no início e fim, bem reforçados, visto ser uma zona de tensão.
Finalizar
18. Depois de os túneis estarem concluídos está na hora de colocar as fitas no saco. Para isso, e com a ajuda de um alfinete-de-dama, pega numa delas e enfia por uma das aberturas laterais. Dá a volta a todo o saco até a fita sair pela mesma lateral, mas no túnel do lado oposto. Junta então as duas pontas da fita e dá um nó.
19. Por fim, repete o passo anterior para a outra fita, agora começado na abertura lateral oposta.
Sugestão de presente
Também não queria deixar de partilhar contigo algumas sugestões de miminhos handmade que podes oferecer dentro destes saquinhos. Espero que gostes destas ideias e que elas te ajudem naqueles momentos sem inspiração.
1ª ideia: faz umas toalhitas de limpeza (passo-a-passo aqui) e coloca-as dentro de um saco destes, juntamente com um creme, óleo ou sérum de beleza.
2ª ideia: faz alguma comida caseira, como uma granola, muesli ou bolachinhas, guarda-as em frasquinhos de vidro (eu adoro reutilizar frascos) e coloca tudo dentro de um saquinho destes! Para um toque ainda mais especial faz uma tampinha em papel bonito ou em tecido para os frascos. Podes ver aqui como as faço.
3ª ideia: por fim, adoro oferecer molduras com fotografias especiais. Por isso fica a sugestão de complementares as tuas molduras (ou álbuns) com um saquinho destes! No Natal do ano passado foi o que ofereci às minhas avós e elas adoraram.
Alternativa
Caso prefiras ou um modelo mais simples ou com menos passos, podes ver este artigo, onde partilho o passo-a-passo de um saco que cumpre esses dois requisitos.
Se decidires costurar um saco destes partilhas comigo como correu?
E se tiveres alguma dúvida em relação ao passo-a-passo diz-me para eu ajudar!