Por mais que tentes não consegues que as tuas costuras fiquem direitas?
Sentes que as tens de estar sempre a desmanchar até que fiquem como queres?
Então o artigo de hoje é para ti, porque vou partilhar contigo 4 dicas simples que te vão ajudar a fazer costuras mais direitas e bonitas:
1. Não olhes para a agulha
Se quando estás a costurar, te costumas focar na agulha da tua máquina, não o faças! Define uma margem de costura para usares no teu projeto, e guia-te por esse valor na placa da agulha, que tem as marcações dos cm. Nota: vê neste post o que é a margem de costura.
Se, por exemplo, estiveres a fazer uma peça com margem de costura de 1cm, alinha o teu tecido nessa marca, e mantém a borda do mesmo sempre nessa linha. E os teus olhos também!
2. Para além disso, segura o tecido enquanto costuras
É importante guiares o tecido com a ajuda das duas mãos, sempre que possível. Não precisas de exercer muita força, apenas a suficiente para controlares o tecido, mantendo-o alinhado com a margem de costura que definiste.
3. Faz marcações no teu tecido
Outra opção é marcares as linhas de costura no teu tecido. Usa uma caneta/giz para tecido, ou mesmo um lápis, e com a ajuda de uma régua (e esquadro) faz as marcações necessárias. Quando fores costurar basta guiares-te por essas linhas, e ires posicionando a agulha sobre as mesmas.
Usei muito este método quando comecei a costurar, e ainda hoje o uso para várias peças geométricas, como bolsas, sacos e almofadas,
4. Se mesmo assim tiveres dificuldades, usa algo que mantenha o teu tecido na margem de costura que queres
Pode ser, por exemplo, um elástico de cabelo. Coloca-o na margem de costura com que queres trabalhar, e mantém o tecido rente ao mesmo!
Outras opções: guia magnético, calcador com guias, ou um molho de folhas post-it.
Tens dificuldade a manter as tuas costuras direitas? Contas-me nos comentários se estas 4 dicas te ajudaram?