
Adoras o efeito da linha elástica na roupa mas não sabes como o conseguir?
Tens imensa vontade de experimentar, mas pouca vontade de arriscar?
Então o artigo de hoje é para ti, porque vou partilhar contigo o que precisas de saber para começar a usar a linha elástica.
Mas antes, é preciso perceber que linha é esta, e o que é que ela faz
A linha elástica ou fio elástico, é uma linha de costura com elasticidade, ou seja, contém elastano na sua composição. Esta linha cria um efeito elástico nas peças onde é usada, fazendo com que as mesmas franzam, e desta forma se ajustem ao teu corpo.
A linha elástica permite que as roupas estiquem quando as estás a vestir, e encolham quando as tens vestidas, tornando-se muito útil, principalmente se usares tecidos não elásticos, que queres que fiquem justos ao teu corpo, em alguma parte, como na cintura ou no peito.
Alguns exemplos de peças onde podes usar a linha elástica
- Tops e blusas, tanto na zona do peito/barriga como nas mangas/alças;
- Vestidos, tanto na zona do peito/barriga como nas mangas/alças;
- Cintura de saias, calças e calções.


Podes ver mais inspirações de roupas com linha elástica neste álbum do Pinterest.
Agora que sabes para que serve a linha elástica, vou partilhar contigo os 8 passos que deves seguir para a começares a usar nos teus projetos de costura:
Prepara a tua máquina para a linha elástica
1. A linha elástica é usada apenas na canela/bobina. Na agulha usa a linha que costumas usar.
2. Enche a tua bobina manualmente com a linha elástica, até que fique quase cheia. Vai esticando a linha, mas apenas ligeiramente.


Dica: se na tua máquina, a bobina encaixar horizontalmente no seu compartimento, podes obter melhores resultados se encheres a bobina à máquina.
3. Aumenta o comprimento de ponto para o 3,5 ou 4.
4. Antes de começares a costurar, faz alguns testes num retalho de tecido igual ao que vais usar para a tua peça. Costura várias linhas paralelas entre si, mantendo o tecido esticado. Verifica se o tecido está a franzir e se a tensão das linhas está ok.


5. Se alguma das linhas ficar mais solta em relação à outra, faz alterações na tensão da máquina, uma rodinha que vai de 0 a 9. Por norma, tenho de aumentar a tensão da minha máquina.
Se mesmo aumentando a tensão da máquina, a tensão das linhas não ficar bem, pode ser necessário mexer na tensão da bobina/canela. Para isso, roda o pequeno parafuso na caixa da mesma. Roda para a direita para aumentar a tensão, e para a esquerda para diminuir. Faz pequenas alterações de cada vez.

Começa a costurar a tua peça
6. Quando a tensão das linhas estiver ok podes passar para a tua peça. Costura várias linhas, paralelas entre si, do lado direito da mesma. Idealmente, mantém sempre a mesma distância entre as linhas. Para isso tens duas hipóteses:
- Usa o pé calcador como referência, costurando sempre a próxima linha de costura à distância do pé calcador da linha de costura anterior;
- Com um marcador ou giz, marca várias linhas, paralelas entre si, do lado direito da peça. Depois costura por cima delas. Nesse caso podes usar um valor diferente da medida do pé calcador, como por exemplo, 1 cm.
7. À medida que costuras as várias linhas, mantêm o tecido esticado, com a ajuda das duas mãos. Com uma das mãos estica a parte de trás do tecido e a com a outra estica a parte da frente.


8. Para rematar tens duas hipóteses:
- Dá pontos de retrocesso no início e fim da costura, (ou só no fim, caso estejas a costurar uma peça circular, como uma saia ou vestido). Eu gosto ainda de puxar as linhas da agulha para o avesso da peça, e dar 2 nós com a linha elástica correspondente, de maneira a que fique tudo seguro. Importante: para facilitar este processo, deixa que as linhas da agulha e da bobina, no início e no fim da costura, tenham cerca de 5cm de comprimento.
- Ou junta apenas as laterais da tua peça depois de costurares a linha elástica. Dessa forma todas as costuras ficam presas.


E agora partilha comigo: este passo-a-passo ajudou-te a ganhar confiança para arriscares usa-la?