Apesar deste blogue ser dedicado à costura, decidi partilhar um pouco do que tem sido a minha aventura pelo croché! O mês passado fez um ano que comecei e apesar de estar muito longe de ser especialista, decidi partilhar contigo uma lista de todos os projetos que fiz, com o intuito de te inspirar e te dar algumas ideias, caso também faças croché e estejas a começar (ou não).
Antes de passarmos aos tutoriais queria dizer-te que o meu caminho pelo croché não tem sido fácil e continuo a ter várias dificuldades:
- Demorei algum tempo a sentir-me à vontade em pegar na agulha e linha,
- Ainda desmancho várias vezes as minhas peças,
- Se vou fazer algum ponto ou peça nova ainda tenho dificuldade em perceber determinadas instruções
à primeira, - Continuo com dificuldades na escolha de fios, tensão e agulha, de forma a conseguir uma peça final com as mesmas medidas do que as do tutorial.
- E no geral, sinto que sou bastante lenta!
Apesar disso, cada peça que faço vou sentindo mais confiança com o croché e não posso deixar de notar que o mesmo se passou com a costura!
E por isso, caso te sintas um pouco perdida ou bloqueada com a costura, croché e/ou qualquer outra coisa queria dizer-te:
Continua a praticar, passa a ver os erros e as dificuldades como oportunidades de aprendizagem e não desistas! Acredita que se continuares é inevitável que os resultados surjam e no fim, vale mesmo muito a pena olhares para trás e ver todas as dificuldades que ultrapassaste e todas as peças que criaste!
Vamos então passar aos tutoriais das peças que fiz?
Saco de Alças
Achei que um saco seria um bom projeto para começar e realmente foi! Aprendi bastante com este projeto, principalmente a segurar a agulha e a linha e ganhar à vontade no movimento.
O tutorial que segui para o corpo do saco foi este, contudo, para as alças, como preferi que fossem mais grossas, acabei por fazer seguindo antes este vídeo.
Acabei por fazer mais dois sacos seguindo o mesmo tutorial, um para cada uma das minhas filhas. Desta vez, as alças fiz de acordo com o mesmo tutorial do corpo. Para além disso, diminui o número inicial de correntes, de 47 passei a 41, para obter sacos menores e usei uma linha diferente, da qual gostei mais do resultado!
Caso interesse deixo os links para as linhas que usei:
Linha D.M.C 100% Baby Cotton (cor 772) – usei cerca de 2 novelos
Linha Trama Rústica para os sacos amarelo e cru (cores 12 Amarelo e cru) – usei 1 novelo para cada saco
*Não comprei pelos sites mencionados mas em retrosarias locais.
Gorro Canelado
Na altura que decidi começar um novo projeto de croché estava a ficar frio. Depois de muitas pesquisas, arrisquei fazer um gorro para o meu marido. Logo a seguir fiz outro para oferecer a um dos meus irmãos no Natal!
Estes projetos trazem-me boas lembranças, de noites frias, sentada no sofá, com uma mantinha e lareira acesa, tv ligada com filmes bonitos, enquanto avançava.
O tutorial que segui para ambos os gorros foi este, com a diferença que não coloquei o pompom. Gostei muito do modelo e da explicação.
Caso interesse deixo o link para as linhas que usei:
Linha Rosários4 Nanny (cor 27 e 91) – usei 1 novelo para cada gorro e ainda sobrou alguma linha
*Não comprei pelo site mencionado mas em retrosarias locais.
Fitas de Cabelo
Com as sobras das linhas dos gorros aproveitei para fazer duas fitas (ou tapa-orelhas) para as minhas filhas! É um projeto bem simples e rápido, pelo que também seria um ótimo primeiro projeto, à semelhança do saco de alças!
O tutorial que segui foi este. Adaptei as correntes iniciais para os tamanhos de cabeça das minhas filhas e também reduzi um pouco a altura.
Pega de Cozinha
Também na altura do Natal, uma das minhas cunhadas desafiou-me a fazer-lhe uma pega de cozinha em croché como prenda! Aproveitei os restos de linha do meu primeiro saco (D.M.C 100% Baby Cotton) e segui este tutorial, com a diferença que aumentei um bocadinho o tamanho e usei uma agulha 5.00mm.
Top Canelado
O meu grande objetivo com o croché é fazer roupa! Por isso mesmo, depois de concretizar alguns acessórios, estava na altura de criar a minha primeira peça de roupa! Escolhi este top, pelo qual me apaixonei mal vi o modelo! Deve ter sido o projeto que mais desmanchei mas no fim, valeu muito a pena!
Apesar de o tutorial pedir uma agulha de 4.5mm, usei uma de 5.0mm, para compensar o facto de estar a usar uma linha mais fina que a sugerida.
O tutorial que segui foi este.
Caso interesse deixo o link para a linha que usei:
Linha Rosários4 For Nature (cor 21) – usei cerca de 3 novelos e meio
*Não comprei pelo site mencionado mas em retrosarias locais.
Scrunchie
Com a linha que sobrou do top decidi fazer um scrunchie em croché! Sou fã de scrunchies em tecido (tutorial aqui) mas devo dizer que também adorei o resultado deste! Foi perfeito para dar uso ao resto de linha e ainda ficar com um scrunchie a combinar com o meu top.
O tutorial que segui foi este.
Saco de “Rede” a Fechar com Cordel
Quando decidi começar o croché comprei a linha Linol Soft Cotton (cor 76) mas depois de algumas tentativas de a usar para criar o meu saco (primeiro projeto que partilhei) percebi que a linha era demasiado fina para o efeito. Antes não sabia, mas agora sei que posso usar “linha dupla” para um projeto e por isso mesmo decidi fazer um saco com esta linha mas usando 2 fios.
Aproveitei para testar um tutorial diferente do meu primeiro projeto cujo resultado adorei! A única diferença foi que aumentei um pouco a largura e altura do meu saco para rentabilizar a linha.
Bikini e Acessórios para a Barbie
Por fim, como fiquei com alguns restos de linha decidi fazer alguns acessórios para as barbies cá de casa! Adoro aproveitar recursos e o que já tenho em casa para criar peças úteis e não acumular demasiados materiais (já me chegam os restos de tecido que acumulo com a costura eheh)! Fiz cachecóis, bikinis e sacos para as barbies e devo dizer que as minhas filhas ficaram muito felizes!
Para a parte de cima do bikini segui este tutorial. Para a parte de baixo segui este, com a diferença que para o acabamento das tiras de atar usei o mesmo método que a parte de cima, para que o conjunto ficasse harmonioso.
Relativamente aos cachecóis guiei-me por este tutorial e para as malas segui o passo-a-passo partilhado neste vídeo, com a diferença que variei um bocadinho a altura e/ou largura das 4 malas para ficarem com medidas diferentes!
Depois de um ano (muito positivo) de croché, estou pronta para iniciar mais projetos e quem sabe, fazer a minha primeira camisola!
Agora partilhas comigo se este artigo foi útil para ti?
Colocaste na tua ‘lista de próximos projetos’ algum dos tutoriais que partilhei?