
Para mim, a felicidade está nas pequenas coisas:
- Num café quentinho depois de almoço.
- Num jarro com flores bonitas.
- No riso das minhas filhas.
- No cheiro de uma casa acabada de limpar.
- Num passeio pela Natureza.
Sinto que a costura é igual.
No sentido, em que não precisas de fazer peças complicadas, com muitos detalhes e materiais. O simples é bonito, singelo, especial. E dá um toque diferente na mesma.
Estas bases para copos são um bom exemplo disso. São muito simples de fazer, mas tornam a minha pausa para o café ou chá ainda mais especial. E hoje vou partilhar contigo como podes fazer umas para ti, ou para ofereceres. Duas ideias:
- Junta várias destas bases numa torre, coloca uma fita bonita à volta, e oferece a alguma amiga que vá mudar de casa. Também acho querido fazer um saquinho destes para colocares as bases, num tecido igual.
- Oferece um “kit de leitura” a alguém que adore serões de leitura. Compra um livro e complementa com um marcador de livro, uma base para copos, e um frasco com tampa em tecido, cheio de ingredientes para um chocolate quente ou ervas para chá!
faz várias bases para copos e oferece a amigas que vão mudar de casa oferece um kit de leitura
Passo-a-passo do marcador de livros aqui.
Passo-a-passo das tampas para frascos aqui.
Materiais para uma base
– 2 quadrados de tecido com 12×12 cm – podes escolher 2 tecidos diferentes, para uma base reversível
– 1 quadrado de beitão com 12×12 cm – ou outra entretela da tua preferência
– Linha a combinar
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nota: Usa uma margem de costura de 1cm
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Passo-a-passo para a base
1. Coloca os dois tecidos, frente com frente, em cima do beitão.
2. Costura à toda a volta, deixado uma abertura de cerca de 4 cm (vai servir para depois virares a tua base para o lado direito). Não te esqueças de dar pontos de retrocesso no início e no fim da costura.
Passo 1 passo 2
3. Corta o excesso de tecido nos cantos e laterais, exceto na zona da abertura (isto vai facilitar na hora de fechar).
4. Vira a base para o lado direito, pela abertura que deixaste. Com a ponta da tesoura fechada, ou algum objeto pontudo, empurra os 4 cantos para fora. Nesta altura passa a peça a ferro, marcando para dentro a abertura, de modo a que fiques com um quadrado perfeito.
passo 3 passo 4
5. Faz uma costura a toda a volta da base, o mais próxima que conseguires da borda, sem esquecer de dar alguns pontos de retrocesso no fim. Isto vai fechar a abertura que deixaste.
Dica: se a tua máquina tiver a opção de movimentar a agulha para a direita, seleciona-a. Deste modo vai ser mais fácil conseguires fazer o pesponto mais próximo da borda da base de copos.
dica – movimenta a tua agulha para a direita para fazeres o pesponto mais perto da borda do tecido passo 5
Também podes ver este passo-a-passo aqui!
E aqui podes ver todos os tutoriais que tenho disponíveis para ti no meu site.
Partilhas comigo que pequenas coisas tornam o teu dia melhor? E se tiveres dúvidas em relação ao passo-a-passo deixa-me uma mensagem para eu ajudar.