
Sacos nunca são demais certo? Há sempre alguma utilidade que lhes podemos dar:
- Arrumar brinquedos ou acessórios;
- Usar nas idas às compras, evitando sacos de plástico ou papel;
- Usar em viagens para guardar bikinis, roupa interior, roupa suja, produtos de higiene ou sapatos;
- Ou até usar como embrulho de prendas.
Os sacos são ótimos projetos se estiveres a dar os primeiros passos na costura (e mesmo que não) porque regra geral são peças mais simples de concretizar, que não necessitam de moldes complexos – mas apenas de retângulos de tecido.
O único problema é escolher que tipo de saco costurar. Porque existem mesmo muitos modelos possíveis de concretizar: de alças, com cordão, grandes, pequenos, em patchwork, com forro ou sem forro, com folhos ou bolsas exteriores. As possibilidades são imensas.
Contudo, o modelo que vou partilhar contigo é de um saco muito simples de fazer, que tanto serve para guardar aquilo que te fizer sentido, como serve de embrulho para uma prenda. Neste último caso, para além de ser um complemento da prenda em si, ainda te ajuda a reduzir o consumo de papel.
O saco deste passo-a-passo fecha com velcro e tem um acabamento perfeito no seu interior. Acredita em mim, este acabamento é simples de fazer e vai dar um aspeto muito bonito e cuidado ao teu saco.
Dica: podes aplicar este acabamento noutras peças de costura.
Vamos costurar um saco?
Materiais para um saco
– 2 retângulos de tecido de 25×33 cm (os 33 cm correspondem à altura do saco)
– 20 cm de fita de velcro, duas partes, macho e fêmea, com 2 cm de largura
– Linha a combinar
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Nota: Altera as medidas dos retângulos e do velcro para fazeres sacos de diferentes tamanhos.
Passo-a-passo para o saco
1. Junta os dois retângulos de tecido, avesso com avesso (sim, ao contrário do normal). Este passo é imprescindível para o acabamento ficar perfeito.
2. Costura a toda a volta com a margem do pé calcador, exceto no topo do saco. Não te esqueças de dar pontos de retrocesso no início e no fim, para o saco não começar a abrir.
passo 1 passo 2
3. Corta o excesso de tecido das laterais e base, em cerca de metade. É muito importante não passares este ponto.
4. Vira o saco para o avesso e passa a ferro.
passo 3 passo 4
5. Com o saco do avesso, volta a costurar a toda a volta (exceto no topo), usando a mesma margem de costura que anteriormente (a do pé calcador). Se não souberes o que é margem de costura vê este post.
Neste ponto já consegues perceber como o interior do saco fica bonito, e sem margens de tecido visíveis.
6. Ainda com o saco do avesso, e com a ajuda do ferro de engomar, faz uma dobra de 1 cm a toda a volta do topo do saco. Vinca bem.
passo 5 passo 6
7. Volta a dobrar, desta vez 2,5 cm, e vinca novamente. Nesta altura, usa alfinetes e prende o velcro no avesso desta dobra: o macho de um dos lados do saco, e a fêmea do outro.
8. Faz duas costuras a toda a volta do topo do saco, de maneira a prenderes as fitas de velcro em cima e em baixo. Não te esqueças de dar pontos de retrocesso.
Por fim, vira-o para o lado direito e o teu saco com acabamento perfeito está pronto a usar!
passo 7 passo 8
Também podes ver este passo-a-passo aqui!
E aqui podes ver todos os tutoriais que tenho disponíveis para ti no meu site, incluindo o dos scrunchies e toalhitas que estão nas fotografias acima!
Vais experimentar fazer um saquinho destes? Se tiveres dúvidas em relação ao passo-a-passo não hesites em deixar uma mensagem.
Mena
Sao coisas lindas adorei.e muito bem explicado.e uteis.
As tualhitas descartaveis também. Ja fiz algumas .sao otimas. Sou eu que as uso
Acho que vou ofrecer algumas.no natal.🥰
Estou a adorar.as sua dicas.❤
Leonor
MenaMuito obrigada Mena ❤️ fico mesmo feliz por saber!
Eu adoro as toalhitas, fiz para mim e já ofereci várias vezes 😊. E se ainda adicionarmos um saquinho e uns scrunchies (ou outras coisas que tenham a ver com rituais de beleza) acho mesmo que é uma prenda muito útil e querida!
Obrigada pela mensagem e um beijinho 😘