Criei este modelo para a minha avó, que me pediu umas bolsinhas para o telemóvel para oferecer. Gostei tanto do resultado que também já fiz uma para mim!
E hoje vou partilhar contigo como podes costurar uma bolsa destas para ti ou para ofereceres a alguém! Eu acho que é uma bolsa super prática para aqueles dias em que queremos sair de casa sem muita coisa atrás, apenas o essencial! E o facto de ter uma alça que podes colocar a tiracolo ainda a torna mais funcional!
Nesta bolsa cabe o telemóvel, bem como as chaves de casa, e um pequeno porta-moedas, ou mesmo só cartões e algumas moedas.
Dica: Esta bolsa dá para telemóveis, no máximo, com uma altura de 16 cm e uma largura de 9 cm. Nesse sentido, se o teu for maior amenta um pouco as medidas que partilho abaixo relativas ao corpo da bolsa.
Sugestão
Podes optar por retirar a alça da tua bolsa, se para ti fizer mais sentido. Nesse sentido, basta não cortares o tecido correspondente à alça, nem seguir os passos correspondentes à mesma.
Materiais para uma bolsa
Tecido Exterior:
– 1 retângulo de tecido 120×5 cm (alça)
– 2 retângulos de tecido com 13×20 cm (corpo)
– 1 quadrado de tecido com 11×11 cm (pala)
– 1 retângulo de tecido cm 13×30 cm (bolso frontal)
Forro:
– 2 retângulos de tecido com 13×20 cm (corpo)
– 1 quadrado de tecido com 11×11 cm (pala)
Entretela:
– 2 retângulos com 13×20 cm (corpo)
– 1 quadrado com 11×11 cm (pala)
Outros:
– Linha a combinar
– 1 conjunto de molas de pressão, macho e fêmea OU velcro, parte macho e fêmea
Nota: Usa a margem do pé calcador
Dica: Se a tua máquina tiver a opção de movimentar a agulha para a direita, seleciona-a nos passos 10, 12, 16, 20, 24, 26, 35 e 36, onde é necessário fazer um pesponto ou uma costura perto da borda do tecido.
Opcional: Os passos 1 a 4 são opcionais. Assim, podes optar por não os seguir, ficando com uma pala quadrada.
Passo-a-passo para a bolsa
Pala
1. Pega num dos quadrados de tecido da pala. Num dos cantos inferiores (caso o teu tecido tenha orientação) mede 3 cm para cada lado.
2. Liga então esses dois pontos com a ajuda de algum objeto redondo, de preferência um objeto pequeno, como uma tampa de um frasco.
3. Em seguida dobra o teu tecido juntado os dois cantos inferiores da pala.
4. Corta segundo a marcação e repete para o outro tecido da pala.
5. Pega agora na entretela da pala (não arredondei os cantos) e posiciona-a sobre a mesa. Por cima coloca um dos tecidos, com o lado direito virado para cima.
6. Pega no segundo tecido da pala e coloca-o por cima, este com o lado direito virado para baixo.
7. Vai para a tua máquina e costura a toda a volta da pala, exceto no topo (o lado com o os dois cantos retos). Dá pontos de retrocesso no início e no fim.
8. Corta o excesso de entretela e dá pequenos piques nas duas zonas arredondadas, com muito cuidado para não chegares às costuras. Isto vai ajudar a que a tua pala fique com um acabamento mais bonito quando a virares para o lado direito.
9. Vira agora a tua pala para o lado direito (a entretela deve ficar entre os dois tecidos). Passa a ferro de maneira a aplanar a tua pala.
10. Pesponta a toda a volta da pala, exceto no topo. Dá pontos de retrocesso no início e no fim.
Bolso Frontal
11. Pega agora no tecido do bolso, e dobra-o ao meio, no sentido do comprimento, ficando com um retângulo com 13×15 cm. O lado do avesso do tecido deve ficar para dentro, escondido.
12. Pesponta na zona da dobra, dando pontos de retrocesso no início e no fim.
Alça
13. Pega no tecido da alça e, com a ajuda do teu ferro de engomar, vinca a mesma ao meio, no sentido do comprimento.
14. Volta a vincar cada uma das bordas da alça para dentro, até que “toquem” no vinco central.
15. Dobra então a tua alça sobre os vincos, de maneira a que todas as bordas de tecido fiquem escondidas e a tua alça fique com uma largura de cerca de 1,25 cm.
16. Em seguida, pesponta a todo o comprimento da alça, do lado que está aberto, o mais próximo que conseguires da borda. Dá pontos de retrocesso no início e no fim.
Juntar o Bolso ao Corpo da Bolsa
17. Pega então num dos tecidos exteriores do corpo da bolsa, na entretela correspondente e no bolso.
18. Coloca a entretela na mesa, e por cima coloca o tecido exterior.
19. Posiciona então o bolso por cima do tecido, alinhando a base do bolso (parte oposta à dobra) com a base do tecido exterior (caso este tenha orientação).
20. Costura as laterais e base do bolso ao tecido exterior, prendendo as várias camadas (entretela, tecido exterior e bolso). Faz a costura o mais próximo possível da borda do tecido.
Juntar a Pala e a Alça ao Corpo da Bolsa
21. Pega agora no outro tecido exterior, na entretela correspondente, na pala e na alça.
22. Coloca a entretela na mesa, e por cima coloca o tecido exterior.
23. Posiciona cada uma das pontas da alça no topo do tecido exterior, a 3 cm dos cantos. Cuidado a colocar as pontas na posição correta, de maneira a que a alça não fique “torcida”.
24. Costura as alças no local certo, o mais perto possível da borda do tecido.
25. Depois, coloca a pala por cima das alças, alinhando o topo da mesma (parte reta) com o topo do tecido exterior. A pala deve ficar centrada, ou seja, centro da pala alinhada com o centro do tecido exterior.
26. Costura o topo, prendendo todas as camadas (entretela, tecido exterior, pala e alça) de maneira a facilitar os próximos passos. Faz a costura o mais próximo possível da borda do tecido.
Costurar Corpo da Bolsa
27. Agora pega nos 2 tecidos exteriores da bolsa (que já têm o bolso, a pala e as alças costuradas) e nos 2 tecidos do forro.
28. Junta cada um dos tecidos exteriores a um dos tecidos do forro, direito com direito, topo com topo.
29. Costura apenas no topo, juntando os dois tecidos, exterior e forro. Dá pontos de retrocesso no início e no fim.
30. Vais passar de 4 painéis de tecido para 2, cada um deles com tecido exterior e forro.
31. Pega nos 2 painéis de tecido e posiciona um sobre o outro, direito com direito. Alinha forro com forro e tecido exterior com tecido exterior. Alfineta a toda a volta, tendo em atenção que a alça deve ficar escondida entre os tecidos e não passar para fora.
32. Em seguida, costura a toda a volta, deixando uma abertura com cerca de 6 cm na base do forro, dando pontos de retrocesso no início e no fim.
33. Corta o excesso de tecido dos 4 cantos da bolsa. Dica: eu gosto de virar primeiro a minha bolsa para o lado direito, confirmar que ficou tudo bem, voltar a virar para o avesso e só depois cortar o excesso de tecido dos cantos.
34. Pela abertura que ficou vira a bolsa para o lado direito. Passa muito bem a ferro e aproveita para vincar a zona da abertura para dentro.
Finalizar
35. Com a ajuda da tua máquina de costura fecha a abertura no forro da bolsa, o mais próximo que conseguires da borda e dando pontos de retrocesso no início e no fim.
36. Coloca o forro para dentro da bolsa e faz um pesponto a toda a volta do topo da mesma, apanhando assim o tecido exterior e forro. Desse modo o teu forro vai ficar no sítio e não terá tendência a “subir para fora”. Além disso tem atenção à posição da alça quando fizeres este pesponto, esta deve ficar voltada para cima e fora do caminho.
37. Por fim, coloca as molas de pressão na tua bolsa. Com a ajuda do teu alicate prende a mola macho na pala, a cerca de 1 cm da borda.
38. Fecha então a pala e pressiona a mola da pala sobre o bolso da bolsa, deixando uma marca. Prende aí a tua mola fêmea.
Dica: Se não sabes como colocar molas podes ver este meu vídeo onde partilho como o podes fazer.
E pronto, a tua nova bolsa para o telemóvel está terminada e pronta para muitas aventuras!
Espero muito que tenhas gostado deste passo-a-passo! Aqui podes ver os outros tutoriais que tenho disponíveis para ti no meu blog!
Se tiveres dúvidas em relação a algum passo deste tutorial não hesites em perguntar e se fizeres uma destas bolsas para o telemóvel partilha comigo, ia adorar ver!