Sou muito apologista de simplificar ao máximo a costura, principalmente ao nível de instrumentos que possas comprar. Para além de uma máquina de costura resistente, uma tesoura de tecido, material de medição e marcação, precisas de pouco mais para executar a grande maioria dos projetos.
Contudo, se já tens alguma prática e gostavas de levar a tua costura ao próximo nível, talvez possa fazer sentido para ti, investir em instrumentos que facilitem e agilizem o teu trabalho.
Cortador rotativo
Um desses instrumentos é o cortador rotativo, que basicamente tem a mesma função que uma tesoura de tecido e que pode fazer sentido adquirires caso:
- Precises de algo que facilite/acelere o processo de corte de tecidos (porque, por exemplo, costuras muitas peças ou tens uma marca);
- Queiras aventurar-te no mundo do patchwork.
Em ambos os casos, o cortador rotativo é um instrumento facilitador, se o compares a uma tesoura de tecido. Primeiro porque consegues cortar mais rapidamente os teus tecidos, e segundo porque é mais fácil manter o corte direito, principalmente em peças pequenas e geométricas.
Contudo, como pode parecer um pouco intimidante usar um cortador rotativo, no artigo de hoje vou partilhar contigo 8 dicas para trabalhar com ele. Mas antes vou deixar-te alguns exemplos de cortadores que podes comprar, para que tenhas noção dos valores e das opções que existem.
Exemplos de cortadores rotativos
Os cortadores rotativos devem ser usados em conjunto com uma base de corte e uma régua própria. Encontras todos estes instrumentos – cortador, base e régua – à venda nas retrosarias. Em algumas delas já existem à venda kits com os 3 instrumentos, acabando por ficar mais em conta, do que se os comprares isoladamente.
Caso não tenhas acesso a retrosarias que vendam estes instrumentos, partilho de seguida alguns links onde os podes encontrar. São todos referentes a retrosarias com loja online.
Cortadores:
https://www.verdelima.pt/product/cortador-rotativo-olfa-com-seguranca
https://pontotextil.pt/produto/cortador-rotativo-olfa-45mm-rty-2-c/
https://www.sardinhariscada.pt/product/cortador-rotativo-45mm-olfa
Bases de corte:
https://www.sardinhariscada.pt/product/copia-de-base-de-corte-60-x-45-cm
https://pontotextil.pt/produto/base-de-corte-a2-2/
https://pontotextil.pt/produto/base-de-corte-a3-2/
https://www.verdelima.pt/product/base-de-corte-a3
Existem vários tamanhos de bases de corte, por isso avalia o tamanho da tua mesa de trabalho e dos projetos que mais costumas costurar, e compra uma em conformidade com isso.
Réguas Patchwork:
https://www.verdelima.pt/product/regua-15x60cm
https://www.sardinhariscada.pt/product/regua-60-x-15-cm-2
https://www.sardinhariscada.pt/product/regua-30-x-15-cm
https://pontotextil.pt/produto/regua-de-patchwork-15cmx15cm/
Existem também vários tamanhos de réguas, por isso compra uma de acordo com os projetos que mais costumas costurar. Eu pessoalmente gosto da de 60x15cm, acho-a muito versátil – tanto serve para projetos maiores como mais pequenos.
Kit Patchwork:
https://www.verdelima.pt/product/base-de-corte-a3-2
https://pontotextil.pt/produto/kit-de-iniciacao-de-patchwork-ii/
https://www.sardinhariscada.pt/product/kit-de-iniciacao-a-costura-criativa-e-patchwork
8 Dicas para trabalhares com o cortador rotativo
Agora que já sabes para que serve um cortador e onde o podes adquirir, vou partilhar contigo 8 dicas para trabalhares com o mesmo:
1. Usa sempre o cortador rotativo em cima da base de corte, para não danificares nenhuma superfície, nem a lâmina do mesmo.
2. Usa a régua própria, que tem uma espessura maior que as réguas comuns e que impede o cortador de subir para cima da mesma. Desta maneira não danificas a lâmina do cortador, nem corres o risco de te cortar.
3. Para usares o cortador deves posicionar o teu tecido em cima da base de corte e a régua por cima do tecido.
4. Para cortar movimenta o cortador de ti para a frente, exercendo força sobre o mesmo e sobre a régua. Se não tiver cortado bem à primeira, não andes com o cortador para trás! Simplesmente volta a repetir o mesmo movimento inicial.
5. Segura a régua com firmeza e da maneira que te der mais jeito, para que não fuja do lugar enquanto cortas. Não retires a régua do lugar até verificares que ficou tudo bem cortado.
Movimenta o cortador de ti para a frente exerce força sobre o cortador e sobre a régua
6. Usa as marcações da base e da régua para cortares os tecidos nas medidas pretendidas.
usa as marcações da régua e da base PARA CORTARES OS TEUS TECidos com as medidas que queres
7. Muda a lâmina do cortador quando tiveres de exercer muita pressão sobre o cortador para que ele corte o tecido. Com o tempo a lâmina vai-se desgastando, e precisa de ser substituida.
8. Bloqueia o cortador quando não o estiveres a usar. Por norma todos os cortadores têm uma posição de bloqueio, que impede que tu ou alguém se corte.
Projetos patchwork
Como mencionei acima, estes 3 instrumentos também são muito úteis para criares peças patchwork, porque te permitem cortar com bastante precisão retalhos de tecido com formas geométricas.
Deixo-te como inspiração mais estas 3 peças que fiz, usando o meu cortador, régua e base para cortar todos os pedaços de tecido. Desafio-te a experimentar e a dar uso àqueles retalhos que vão sempre sobrando, e que acabam por ir ocupando algum espaço no nosso cantinho de costura.
Por fim, quero reforçar que estes instrumentos não são de todo obrigatórios, nem essenciais, mas apenas facilitadores do teu trabalho.
Ficaste com mais alguma dúvida sobre estes instrumentos? Partilhas comigo nos comentários?