
Esta bolsa para sabonetes surgiu porque tinha pelo meu cantinho vários retalhos de turco a “pedirem” para serem usados. Como os retalhos não eram muito grandes, decidi criar umas bolsas pequeninas com turco no interior, que fossem ideais para transportar sabonetes e por exemplo, toalhitas, o copo menstrual, pensos, ou qualquer outra coisa que fizesse sentido.
Pessoalmente acho que estas bolsas para sabonetes:
- São perfeitas para levar de viagem ou mesmo na mala do dia-a-dia, com produtos de higiene/beleza/saúde
- Dão uma prenda muito querida para oferecer a alguém! O ano passado ofereci estas bolsas à educadora e auxiliares da minha filha mais nova, juntamente com um sabonete e duas toalhitas cada uma. Por fim, prendi tudo com um cordel e uma etiqueta! Fica a sugestão!


No artigo de hoje vou então partilhar contigo como podes fazer uma bolsa para sabonetes igual a esta, para ti ou para ofereceres a alguém especial!
Materiais para uma bolsa
– 1 retângulo de tecido de 28×14 cm (exterior da bolsa)
– 1 retângulo de turco de 28×14 cm (interior da bolsa)
– Conjunto de molas Kam, 2 capas, 1 macho e 1 fêmea
– Linha a combinar

Nota: Usa a margem de costura do pé calcador
Nota: Podes alterar as medidas dos retângulos de tecido para fazeres bolsas com o mesmo formato mas maiores ou menores
Passo-a-passo para a bolsa
1. (Opcional) Em primeiro lugar, pega no retângulo de tecido exterior e mede 3 cm para cada lado num dos cantos que queres que fique na aba da bolsa. Liga esses dois pontos usando um marcador de tecido e um objeto redondo, desenhando uma curva nesse canto.
2. Dobra então o tecido a meio, como na imagem, e corta pela marcação, arredondando 2 cantos simultaneamente. Não precisas de fazer isto no turco porque posteriormente vamos usar o tecido arredondado como guia.


3. Junta então o tecido exterior com o turco, lado direito com lado direito.
4. Em seguida costura a junção dos tecidos, do lado oposto à aba.


5. Vira os tecidos para o lado direito e passa a ferro, principalmente na junção dos tecidos. Faz uma costura, o mais perto que conseguires da borda da junção dos tecidos, do lado direito.
6. Em seguida, “separa” os dois tecidos e deita-os na mesa, com o lado direito virado para cima. Pega então na zona da junção dos tecidos e “puxa-a” 10 cm em direção ao topo do turco.


7. Puxa então o tecido exterior para cima do turco, alinhando o topo deste com o topo do turco, ficando assim com uma dobra interna, ensanduichada entre o tecido e o turco. Alfineta a toda a volta, deixando alfinetes a indicar uma abertura no topo da peça (na zona reta), onde não deveras costurar.
8. Em seguida, costura a toda a volta da bolsa, exceto na base e na abertura no topo da peça, dando pontos de retrocesso, sempre que terminares e começares uma costura, para prender bem. Na zona arredondada, usa o tecido exterior como guia de costura, e não o turco.


9. Corta então o excesso de turco e vira a bolsa para o lado direito pela abertura que deixaste no topo. Com a ponta da tesoura empurra o tecido para fora. Passa a ferro, vincando para dentro a zona da abertura.
10. Fecha a abertura fazendo uma costura a toda a volta da bolsa, exceto na base, o mais próxima que conseguires da borda, sem esquecer de dar pontos de retrocesso no início e fim.
Contudo, em alternativa, podes fechar a abertura usando o ponto invisível – vê aqui como o fazer.
11. Por fim, aplica as molas Kam – vê aqui como o fazer. Dessa forma, a tua bolsa para sabonetes está pronta a ser usada.


Também podes ver este passo-a-passo aqui!
E aqui podes ver todos os tutoriais que tenho disponíveis para ti no meu site, assim como o das toalhitas que estão nas fotografias acima!
Contas-me se vais experimentar fazer esta bolsa para sabonetes?
Se tiveres alguma dúvida em relação ao passo-a-passo deixa-me um comentário para eu ajudar.