Às vezes, trabalhar com a máquina de costura pode ser frustrante. O tecido enfia para dentro, a linha sai da agulha, os pontos partem, tudo parece correr mal.
Se isto te costuma acontecer, continua a ler, porque hoje vou partilhar contigo 5 dicas simples que te vão ajudar a poupares chatices com a tua máquina.
1. Usa sempre linhas, tanto na agulha como na bobina (ou canela), do mesmo material e de qualidade
Usar linhas de pouca qualidade e de materiais diferentes (como algodão e poliéster), é mais propicio a que a tua máquina não funcione tão bem e que os pontos emaranhem ou partam. Algo que aconselho sempre é a dar preferência às linhas que se vendem nas retrosarias, e evitar comprar em supermercados.
Dica: as linhas de poliéster, para além de resistentes e versáteis (podem ser usadas para praticamente todos os tipos de tecido), funcionam muito bem nas máquinas domésticas de ponto a direito. Por isso mesmo, são as linhas que escolho para a grande maioria dos meus projetos.
2. Certifica-te que as linhas que saem da agulha e do compartimento da bobina têm um comprimento considerável e que passam para trás do pé calcador
Isto vai evitar que a linha saia da agulha, quando puseres o pé no pedal, e tenhas de a voltar a enfiar. Para isso, deixa sempre um comprimento de linhas de cerca de 10 cm e segura a ponta das mesmas com a mão esquerda, quando começares a costurar.
3. Não comeces a tua costura mesmo na beirinha do tecido
Porque corres o risco de a agulha levar o tecido para baixo e ficar tudo encravado. É preferível começares a costura a cerca de 1 cm da extremidade, e depois dares alguns pontos de retrocesso.
4. Se os pontos não estiverem a sair bem, partem ou ficam emaranhados
Volta a passar a linha de cima pelos guias de linha, e o mesmo na parte da bobina, verificando se a linha está a passar corretamente em todos os guias e se a bobina está bem colocada. Normalmente, este passo resolve muitos problemas, porque acaba por funcionar como uma espécie de “restart” à tua máquina de costura.
sempre que tiveres problemas volta a passar a linha de cima da tua máquina E volta a colocar a bobina na sua caixa
5. Confirma se não está na altura de mudar a agulha da máquina
Convém mudares a agulha de vez em quando, porque ela se vai desgastando/danificando com o tempo, e nem sempre isso é percetível a olho nu.
Para além disso, se andas a ter problemas com as tuas costuras, como linha a partir-se, tecidos danificados ou mesmo a não formação de pontos, verifica se estás a usar a agulha certa para o tecido que estás a costurar, ou se a mesma está bem colocada.
Vê aqui como deves trocar a agulha da tua máquina de costura.
Diz-me nos comentários: estas dicas ajudaram? Gostavas que aprofundasse mais alguma delas ou que falasse de algum outro problema que costumas ter com a tua máquina?
Graça Matilde Teixeira Luís
Obrigada me ajudou muito
Leonor
Graça Matilde Teixeira LuísObrigada eu pela mensagem Graça! Fico feliz <3