“Não sei que tecidos escolher para os meus primeiros projetos” é uma dúvida muito comum quando começamos a costurar.
Por isso, se te sentes insegura quando tens de escolher tecidos e se não sabes que cuidados deves ter com os mesmos, antes de começar a costurar, então estas 4 dicas são para ti:
1. Escolhe tecidos mais fáceis de trabalhar
Como os tecidos de fibra de algodão, linho ou lã, que são ótimos para dares os primeiros passos na costura!
Dentro destas composições, escolhe tecidos resistentes, que não sejam demasiado finos, nem demasiado grossos, porque dessa maneira não precisas de trocar a agulha nem o pé calcador da tua máquina.
Se não te sentires confiante com o projeto que vais fazer, aposta em tecidos de algodão porque tendem a ser mais baratos que os de linho ou de lã. Em alternativa…
2. Reutiliza peças que já não usas
Transformar roupa, lençóis, cortinados, ou outras peças que estão paradas em tua casa, trás muitas vantagens porque:
- Não gastas dinheiro em tecidos novos,
- Dás uma nova vida a roupas que já não usas ou então que têm alguma parte estragada/manchada,
- Podes treinar a tua costura de forma mais descontraída. Acredita, a “pressão” que vais sentir é muito menor, quando estás a transformar peças, do que quando compras um tecido novinho em folha, que adoras.
Importante: tem o cuidado de verificar a composição da peça que estás a reutilizar. Não escolhas tecidos como malhas, lycras, ou tecidos que tenham elastano na sua composição, principalmente se estas a começar. São tecidos mais difíceis de costurar, e para os quais precisas de mudar a agulha da tua máquina e algumas especificações da mesma, como o tipo de ponto e a tensão.
3. Lava os teus tecidos novos, antes de começares a costurar
Este passo não é obrigatório, mas eu considero-o bastante importante, porque desta maneira não corres o risco de que as peças que criaste encolham ou desbotem na lavagem, depois de terminadas.
Isto é ainda mais importante se vais fazer uma peça de roupa ou uma peça com vários tipos de tecidos diferentes (os diferentes materiais podem encolher de maneira diferente).
Para lavar, coloca então os teus tecidos numa bacia com água tépida e um pouco de detergente para a roupa, cerca de 30 minutos ou, se preferires lava-os na máquina da roupa, num programa de centrifugação curta. Caso laves na máquina, se o teu tecido desfiar muito, aconselho a que faças um ponto ziguezague onde o mesmo foi cortado. Isto vai impedir que o teu tecido desfie durante a lavagem.
Atenção: tem sempre o cuidado de não torceres os tecidos, para não os deformares.
Dica: em seguida arruma só os tecidos que foram lavados, para não ficares com dúvidas sobre quais já foram ou não lavados. Neste artigo partilho algumas dicas sobre como podes arrumar os teus tecidos.
4. Faz do ferro de engomar teu aliado
Quando os teus tecidos secarem, passa-os a ferro, para que fiquem direitos. Para além do ferro/calor contribuir para o encolhimento do tecido, também vai fazer com que o corte do mesmo corra melhor – o corte vai ser mais fácil e vai ficar mais perfeito em tecidos engomados, do que em tecidos cheios de vincos.
Para além disso, incorpora o uso do ferro durante a execução das tuas peças, como por exemplo, para marcar bainhas ou aplanar/abrir costuras – faz mesmo muita diferença no acabamento final das mesmas.
Conta-me nos comentários se ficaste com alguma dúvidas em relação a como escolher e cuidar dos teus tecidos?